Desenvolvimento Sustentável – #Unidade 1 (Definições e Conceito do Tema: Mudanças Climática e Desenvolvimento sustentável)

Você já deve ter ouvido falar que o mundo precisa de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável. Mas afinal de contas, o que essa expressão significa? Para que seja possível compreender essa ideia tão difundida e comentada na atualidade é preciso explicar o significado da palavra sustentável. Dizemos que um sistema é sustentável quando pode permanecer indefinidamente, sem esgotar os recursos energéticos ou materiais necessários para que ele funcione.

Em outras palavras o conceito de sustentabilidade está relacionado à capacidade de qualquer sistema de se recompor para continuar funcionando plenamente. Podemos aqui dar como exemplo uma floresta com suas árvores, animais, solo, microrganismos, rios, rochas e tudo que faz parte desse sistema. Se cortarmos as árvores de forma contínua e não planejada, além de alterar a capacidade de regeneração da floresta, fatalmente ela vai deixar de existir.

Desta forma, desenvolvimento sustentável é a forma inteligente de utilizar os recursos naturais do nosso planeta, visando o crescimento e desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida, sem que faltem recursos para as gerações futuras e sem fazer com que a natureza entre em um desequilíbrio ainda maior.

Imagine que você tem em sua casa um cajueiro. Basta tirar um caju, que outros dois nascem. Certo dia, todos os seus amigos aparecem para pegar as frutas também. Resolvem subir na árvore para colher mais. Constroem um piso de cerâmica ao redor para não pisar na terra fofa. Impermeabilizam o solo. Quebram seus galhos. Jogam veneno para matar as abelhas que polinizam as flores do cajueiro, pois elas são desagradáveis. A árvore quase morre - e para de dar frutos. Mas isso não importa, pois outros cajueiros existem e vão servir da mesma forma para serem abandonados depois. Essa história ilustra o que acontece com a natureza nos dias de hoje.

Fazendo uma analogia podemos dizer que desenvolvimento sustentável é o nome que se dá quando você colhe o caju, mas respeita a árvore e dá o tempo necessário para que ela possa se refazer e produzir mais frutos outra vez.

O mesmo se aplica a todos os outros recursos naturais da Terra. Devemos usálos com sabedoria, dando tempo à natureza para se recompor, não porque somos bons ou responsáveis pelo planeta, mas porque fazemos parte desse complexo sistema e precisamos sobreviver e perpetuar nossa espécie, que depende de uma enorme quantidade de fatores para existir!

Os seres humanos durante muitos anos, utilizaram os recursos naturais como se fossem inesgotáveis. Mas, ao contrário do que sempre ouvimos, os benefícios da natureza, como a água e o solo são finitos e podem se esgotar, assim como os cajus do cajueiro.

Todos os dias escutamos nos meios de comunicação notícias que informam sobre problemas relacionados à falta de água e de alimento. Em muitas regiões a água é considerada um recurso precioso por ser escassa, e se o cenário não mudar esse líquido poderá ser motivo de guerras entre países em um futuro próximo.

O desenvolvimento sustentável pode ser comparado a uma “poupança da natureza”, ou seja, retira-se certa quantidade de recursos naturais, mas se deixa uma quantia suficiente para “render”.

De forma simples, podemos dizer que é uma nova forma de pensar o que é se desenvolver, pois de que adianta ser um país desenvolvido, se os recursos básicos como o ar que respiramos, a água que nos faz vivos, ou os alimentos que ingerimos estiverem escassos ou contaminados?

Apesar de parecer complicado, diversas ações, como a coleta seletiva de lixo, a economia de água, a instituição de leis ambientais efetivas, a fiscalização por parte da sociedade de atos incompatíveis com a saúde do planeta, podem resultar em sustentabilidade, e cada um de nós pode colocá-las em prática.

O desenvolvimento sustentável pode ser dividido em seis aspectos principais que têm a finalidade de:
• Dar educação, saúde, alimentação e lazer para a população.
• Preservar o meio ambiente, para que as futuras gerações tenham condições de viver.
• Estimular a participação das pessoas na conservação do meio ambiente.
• Conservar alguns recursos naturais, como a água, as florestas e o oxigênio.
• Diminuir o preconceito, a tortura com os índios, e a miséria.
• Criar programas educativos.

O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu com o intuito de definir estratégias mundiais para a conservação da natureza. E para isso era necessário, e ainda é, levar os indivíduos a pensar e agir, para preparar um mundo cheio de desafios pela frente. A origem do conceito de sustentabilidade remonta ao ano de 1987, quando a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, no famoso relatório Brundtland, discute o futuro comum dos habitantes da Terra. Também na ECO-92, Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida no Rio de Janeiro, a sustentabilidade se tornou princípio fundamental e parâmetro para a Agenda 21.


Em 2002, Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, chamada também de Rio+10, que aconteceu em Johanesburgo, amplia as discussões encima dos três eixos da sustentabilidade: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental, entendendo que esses fatores são interdependentes e caminham lado a lado, de forma homogênea.


O tripé da sustentabilidade ficou também conhecido como os 3 Ps, que significam People, Planet and Proift. Em português, denomina-se PPL e corresponde à pessoas, planeta e lucro. O conceito de sustentabilidade pode ser aplicado para um país ou para o próprio planeta, mas também para o seu bairro ou sua casa.

Aqui surge uma questão fundamental: o desenvolvimento econômico é vital para os países mais pobres, mas o caminho a seguir não pode ser o mesmo adotado pelos países desenvolvidos, pois caso os países em desenvolvimento busquem os padrões das sociedades mais desenvolvidas, o consumo de combustíveis fósseis aumentaria 10 vezes e a utilização de recursos minerais, 200 vezes.

A educação para uma vida sustentável tem como principal papel o desenvolvimento da consciência ambiental, pois a humanidade tem interferido continuamente no espaço natural e geográfico, alterando o solo, a vegetação, o curso natural de rios, o relevo, o clima, etc., para construir fábricas, cultivar terras, instalar habitações, o que tem levado a enormes prejuízos ambientais.

Resumidamente o desenvolvimento sustentável prevê um modelo de desenvolvimento em um mundo que se sustenta, ou seja, que leva em conta não só o fator econômico, mas também a melhoria de vida das pessoas e o respeito ao meio ambiente.

A ideia desse modelo é utilizar os recursos da natureza sem destruí-la, respeitando sua capacidade de suporte, para que tudo que podemos usufruir hoje continue existindo para as gerações futuras, como a água, as plantas, etc.
Mais do que isso, é muito importante refletir sobre o significado da palavra desenvolvimento, pois de nada adianta um crescimento irresponsável, que não leva em consideração na sua economia o valor dos bens ambientais. Lembre-se precisamos dos recursos naturais para garantir a permanência da nossa espécie nesse planeta!

A participação das empresas nesse processo

A participação das empresas no desenvolvimento sustentável é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. As empresas que pensam nisso são responsáveis e contribuem para a prosperidade econômica, a qualidade ambiental e o capital social.

A responsabilidade social por parte das empresas é um conceito bastante difundido, principalmente nos países desenvolvidos, devido às exigências dos consumidores, da sociedade, mas principalmente pela existência de leis e regras comerciais que exigem o respeito ao meio ambiente, através da produção de artefatos mais seguros, menos nocivos à natureza, assim como o cumprimento de normas trabalhistas em todos os locais de produção e em toda a cadeia produtiva.

A responsabilidade social é fundamental para a sustentabilidade das organizações e traz vários benefícios para as empresas. Por isso, algumas delas têm investido na aplicação dos princípios da chamada eco-eficiência, que visa melhorar a utilização dos recursos e a redução dos prejuízos e custos ambientais. Dentre as vantagens econômicas diretas e indiretas, podemos destacar:
• A produção de menos resíduos
• O cumprimento de regras de ética social e de cuidados ambientais na promoção dos seus produtos como fator de concorrência.
• A transmissão de confiança ao consumidor divulgando voluntariamente o seu desempenho ambiental.

As empresas que praticam o desenvolvimento sustentável têm a tendência a crescer, por meio de propagandas que ressaltam a responsabilidade ambiental e agradam ao público em geral. Desta forma, a responsabilidade social empresarial se constitui um elemento importante para o desenvolvimento dos negócios, estabelecendo relações positivas com todas as partes interessadas. Isso determina, não somente uma tendência à adoção de novas posturas em relação às questões éticas, mas também uma melhor qualidade da relação empresa-sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters