Custo de Produção de Hortaliças em Cultivo Orgânico

Cassiana Felipe de Souza, Allana Ramony Batista Fernandes, Roberto de Sousa Nascimento, Jacinto de Luna Batista

INTRODUÇÃO

A agricultura orgânica faz parte do conceito abrangente de agricultura alternativa e tem-se destacado como uma das alternativas de renda para os pequenos agricultores, devido à crescente demanda mundial por alimentos mais saudáveis (CAMPANHOLA e VALARINI, 2001).

Constitui-se uma opção viável para a inserção dos pequenos agricultores no mercado, pois, embora utilizem mais mão-deobra e apresentem menor produtividade que os sistemas convencionais, mostram um desempenho econômico sempre melhor, traduzido por menores custos efetivos, maiores relações benefício-custo e maiores rendas efetivas (CARMO e MAGALHÃES, 1998, citado por CAMPANHOLA e VALARINI, 2001).

Segundo Ormond et al. (2002), a agricultura orgânica é uma retomada do uso de antigas práticas agrícolas, porém adaptando-as às mais modernas tecnologias de produção agropecuária com o objetivo de aumentar a produtividade e causar o mínimo de interferência nos ecossistemas, além de ser uma das alternativas para viabilizar a pequena propriedade.

A produção de hortaliças e legumes é parte importante da produção sob manejo orgânico, mas
esses produtos ocupam áreas relativamente pequenas em comparação com o volume obtido. O caso das hortaliças é conseqüência da adequação do sistema de produção orgânica às características de pequenas propriedades com gestão familiar, seja pela diversidade de produtos cultivados em uma mesma área, seja pela menor dependência de recursos externos, com maior utilização de mão-de-obra e menor necessidade de capital (ORMOND et al, 2002).

Ainda são muitos os entraves encontrados pelo produtor orgânico brasileiro, constituindo barreiras à entrada neste mercado. Cabe ressaltar que cada cultura e produção apresentam diferentes custos devido a diferentes dimensões, características do solo, escala de produção etc (MACHADO E CORAZZA, 2004).

OBJETIVO

  • Caracterizar o custo de produção de hortaliças orgânicas em uma propriedade na cidade de Areia-PB quanto às normas e práticas da agricultura orgânica.


METODOLOGIA

O trabalho foi desenvolvido no mês de outubro de 2009 em uma propriedade agroecológica no
município de Areia, situado na Microrregião do Brejo Paraibano (Latitude 6°58’07’’ S, longitude 35°44’03’’). Foi adotada a metodologia de entrevista com o proprietário Cícero Ursulino, o qual destina 0,5 ha para produção de hortaliças orgânicas. Os dados coletados da entrevista foram avaliados e submetidos a uma análise por meio de planilha eletrônica (Excel da Microsoft).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

As despesas por mês, com a produção de hortaliças em cultivo orgânico, em uma propriedade
agroecológica do município de Areia-PB estão apresentadas na figura 1. Observa-se uma maior despesa nos tratos culturais/plantio (34%) e uma menor despesa com a colheita (13%). Apesar de serem manuais os tratos culturais demandam tempo e dinheiro, já que o dono da propriedade paga diárias no valor de $ 15,00. A colheita é realizada em um período 08 dias inferior a dos tratos culturais/plantio e por isso torna-se mais barata.

As sementes que compreendem 16% das despesas são adquiridas em casas especializadas para a revenda. O adubo representado pelos estercos de vaca e de cabra e pela cama de frango engloba 23% das despesas e os 14% de custos restantes são devido ao transporte dos produtos até o consumidor.

FIGURA 1: Distribuição das despesas da produção de hortaliças orgânicas por mês. Areia-PB, Outubro de 2009.

Observa-se na figura 2 o ganho percentual por mês com a venda de hortaliças orgânicas em uma propriedade agroecológica do município de Areia-PB. A receita do coentro (36%) faz com que este se destaque como principal produto agroecológico na rentabilidade da produtividade orgânica desta propriedade. E segundo lugar destaca-se a couve-flor com 30% do montante da receita do produtor. A couve-folha apesar de apresentar o mesmo preço de revenda do coentro é produzida em baixa escala, sendo pouco significativa na produção orgânica da propriedade.

FIGURA 2: Distribuição da receita da produção de hortaliças orgânicas. Areia-PB, Outubro de 2009.

Ao analisar economicamente a produção orgânica de hortaliças (Figura 3) verifica-se que a receita obtida com a venda dos produtos cobre as despesas de produção. Dessa maneira, o produtor obtém uma boa margem de lucro podendo contar com uma fonte segura de renda por mês. Isso se deve principalmente a preocupação de inspeção da área, realizando quando necessárias pulverizações com inseticidas naturais.

FIGURA 3: Análise econômica da produção de hortaliças orgânicas. Areia-PB, Outubro de 2009


CONCLUSÕES

Apesar da redução de lucros de atividades agrícolas com a industrialização, a agricultura orgânica mostra-se como uma atividade lucrativa e com mercado garantido; A agricultura orgânica além de banir o uso de produtos químicos nos alimentos, diminui os custos de produção, aumenta a oferta de emprego e diminui o êxodo rural.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPANHOLA, C.; VALARINI, P.J. A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v.18, n.3, p.69-101, set./dez.

MACHADO, F. G.; CORAZZA R. I. Desafios tecnológicos, organizacionais e financeiros da agricultura orgânica no Brasil. Revista de la Facultad de Economía, BUAP, Ano IX, Número 26, Mayo-Agosto de 2004.

Ormond.J.G.P.; Lima de Paula,S.R.; Faveret Filho,P.; Rocha,L.T.M. Agricultura Orgânica: Quando o Passado é Futuro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 15, p. 3-34, mar. 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters