O Sistema Climático da Terra - #Unidade 1 (Definições e Conceito do Tema: Mudanças Climática e Desenvolvimento sustentável)

O clima terrestre é regulado, mais especificamente, por elementos e processos que envolvem o fluxo de radiação solar, a atmosfera e a superfície terrestre. São cinco os componentes principais:

Atmosfera: consiste em uma camada de ar que envolve o planeta, dividida em sete faixas. A ciência que estuda o clima estuda as interações entre as duas camadas mais próximas da Terra: a troposfera e a estratosfera, essenciais para as trocas de energia entre as diferentes massas de ar e as nuvens e entre a hidrosfera, a biosfera e a litosfera. Constitui o elemento fluido dessas trocas, com formação de ventos, tempestades, ciclones e furacões.

Hidrosfera: compreende as águas oceânicas e continentais.

Criosfera: corresponde às camadas de gelo e de neve na superfície da Terra.

Superfície terrestre e biosfera: superfície da litosfera (crosta terrestre) onde se encontram os seres vivos e não vivos.

O quinto elemento importante na regulação do clima terrestre é a radiação solar, e todos os fatores mencionados se encontram influenciados por ela. As diversas atividades e as trocas gasosas características dos ecossistemas terrestres e oceânicos têm forte interação com a atmosfera. Elas influenciam a formação de chuvas fundamentais à produção da água potável existente na terra. Nesse contexto, o brilho do Sol é o maior responsável por regular os processos que determinam a existência da vida na Terra.

O clima se modifica sob a influência de três fatores centrais:

• Sua própria dinâmica interna.
• As forças externas naturais como erupções vulcânicas e variações solares.
• Os fatores relacionados às atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento.

OS TIPOS DE CLIMA

No nosso planeta existe uma grande diversidade de climas característicos de diferentes regiões. Dentre os tipos de clima existentes, os principais são:
·         Equatorial: Temperatura média 25° C, caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano.
·         Tropical: Temperaturas variáveis. No inverno apresenta temperaturas médias superiores a 20° C, com períodos de seca. No verão, as temperaturas médias são superiores a 25° C, com período de chuvas abundantes.
·         Subtropical: Temperaturas variáveis. No verão apresenta temperaturas entre 15 e 20° C e no inverno as temperaturas variam entre 0 e 10° C.
·         Desértico: Temperaturas médias entre 20° C e 30° C, com clima seco.
·         Temperado: Apresenta estações do ano bem definidas, podendo ocorrer alteração em regiões próximas aos oceanos e mares, onde o inverno é menos rigoroso e o verão mais ameno.
·         Mediterrâneo: Temperaturas médias superiores a 25° C, com verão quente e seco e inverno chuvoso.
·         Frio: Temperaturas médias negativas, com inverno longo e rigoroso e verão curto e ameno.
·         De Montanha: Temperatura variável: quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.
·         Polar: Temperaturas abaixo de zero. O inverno é longo, o verão muito seco e curto.
·         Semiárido: Temperaturas elevadas associadas à baixa umidade atmosférica.

O QUE MUDOU NO CLIMA DO MUNDO?

Para uma melhor compreensão das mudanças climáticas no planeta, várias observações experimentais são realizadas por especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Para uma melhor compreensão dos fenômenos climáticos, parâmetros como temperatura média, precipitação pluvial, cobertura de neve, nível do mar, dentre outros, são analisados detalhadamente e as conclusões indicam que o clima de nosso planeta está efetivamente sendo alterado.

Sabe-se, por exemplo, que a temperatura média global aumentou em relação a 1850 e em algumas regiões como o Ártico, observa-se um aquecimento da ordem de 2° C. Os estudos demonstram ainda que nos últimos 14 anos, foram observados os 12 anos mais quentes da história.

Como tudo está interligado na natureza, o aumento de temperatura tem provocado a elevação do nível do mar, o derretimento de geleiras da Antártica, do Ártico e da Groenlândia e a diminuição significativa da cobertura de neve no hemisfério Norte.

Pode-se notar algumas dessas alterações climáticas, no período de 1850 a 2005, quando se registra um aumento de 0,76° C na temperatura média terrestre; uma elevação de 160 mm no nível médio do mar e uma redução de 1,8 milhão de km² na cobertura de neve no hemisfério Norte.
Confirmando ainda mais o quadro de mudanças no clima global, cientistas identificaram elevações nos níveis de vapor de água na atmosfera, na precipitação pluvial em regiões temperadas, na intensidade de furacões e na frequência e intensidade de períodos de seca no continente africano e de ondas de calor em regiões temperadas.

Alguns estudos atentam também para a responsabilidade da sociedade, uma vez que os riscos relacionados às alterações climáticas são o resultado de processos físicos, mas também consequência de ações e decisões humanas interligadas pelo mundo. Quando pessoas exageram no uso de condicionadores de ar ou dirigem seus carros solitariamente, essas ações têm consequências que afetam regiões distantes como comunidades rurais, áreas de risco, através de problemas ambientais que resultam em muitos prejuízos econômicos e sociais.

O IPCC estima que até o fim deste século a temperatura da Terra deve subir entre 1,8° C e 4° C e caso as previsões sejam confirmadas muitas espécies poderão entrar em extinção, e como consequência, pode vir a acontecer grandes mudanças na dinâmica dos ecossistemas e na distribuição das espécies.

Consequências muito negativas para a vida como a diminuição da oferta de água e alimento, a acidificação dos oceanos, são exemplos de impactos negativos para espécies que habitam os mais variados ambientes do globo. O cultivo de alimentos também poderá ser afetado o que aumentará o risco de fome para muitas populações e há ainda o risco na distribuição e produção de determinadas espécies de peixes, com efeitos negativos para a aquicultura e os criatórios de peixes.

As mudanças climáticas também podem afetar a saúde das pessoas e conforme Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos demonstram que a exposição às mudanças climáticas traz consequências à saúde de milhões de pessoas, principalmente às populações com baixa capacidade de adaptação.

Dentre os problemas estão o aumento da subnutrição e de disfunções consequentes, com implicações no crescimento e desenvolvimento infantil; a elevação da taxa de mortalidade; o aparecimento de problemas de pele em virtude do calor; o surgimento de doenças como malária, cólera e tuberculose, diarreia; o aumento da frequência de doenças cardiorrespiratórias devido às concentrações mais elevadas de ozônio no nível do solo; alterações na distribuição espacial de vetores de doenças infecciosas e problemas relacionados à saúde mental.


É importante ressaltar que os impactos na saúde variam de região para região e em função do tempo, à medida que as temperaturas continuarem subindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters