COP 15 #Unidade 1 (Definições e Conceito do Tema: Mudanças Climática e Desenvolvimento sustentável)

COP 15 #Unidade 1 (Definições e Conceito do Tema: Mudanças Climática e Desenvolvimento sustentável)

Para discutir os assuntos relacionados às mudanças climáticas existem desde 1995, conferências nas quais representantes dos países participantes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas se reúnem anualmente para tomar decisões, no âmbito da ONU, sobre os problemas relacionados ao aquecimento global.

O último encontro foi 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como COP15, realizada no mês de dezembro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca. Esta conferência representou um momento importante para a prevenção de desastres climáticos, pois reuniu líderes de todo o mundo e pretendia definir o comportamento dos países para a diminuição do aquecimento global.

Apesar de não ter atingido o objetivo de estabelecer novas metas ou compromissos de longo prazo para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a COP15 foi muito importante, pois abriu portas para alguns países participantes acertarem suas estratégias. Um dos resultados mais relevantes foi que pela primeira vez as grandes economias emergentes começaram a assumir responsabilidades para limitar o aumento de gases de efeito estufa.

Apesar de pontos positivos, o encontro também foi palco de discordâncias representadas pela acusação por parte da China e de outros países em desenvolvimento de que os países ricos se recusaram a realizar cortes significativos nas emissões de gases causadores do efeito estufa, e não ofereceram ajuda a economias menores para lutar contra as mudanças climáticas.

Segundo especialistas, para atingir os objetivos traçados, os países precisam investir em eficiência energética, buscando soluções que reduzam o consumo de energia; substituir combustíveis fósseis por fontes energéticas alternativas; e investir em novas tecnologias. Existem estimativas que serão necessários aproximadamente US$30 bilhões, no ano de 2010, para que os compromissos firmados pelos países em desenvolvimento na redução da emissão de gases sejam atingidos. Até 2020, este valor deverá atingir US$120 bilhões.

Após o evento a cúpula terminou sem um acordo com valor legal ou obrigatório, com os países participantes apenas reconhecendo a necessidade de que o aumento na temperatura global não ultrapasse os 2º C, mas não foi capaz de estabelecer valores para a redução na emissão dos gases que provocam o efeito estufa.

Embora as metas não tenham sido estabelecidas legalmente, sabe-se que para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, faz-se necessário adotar alterações profundas no modelo de desenvolvimento econômico e social, através de medidas que possibilitem a estabilização da concentração global de carbono até 2017, quando os níveis deverão começar diminuir para que possam chegar a ser 80% menores que na década de 1990.


Atualmente, 192 países participam das negociações e a COP16 acontecerá no México, entre 29 de novembro e 10 de dezembro de 2010, visando incrementar o Acordo de Copenhague, que busca limitar o aumento das temperaturas a não mais que 2º C em relação às registradas nos tempos pré-industriais. Espera-se que esse novo encontro represente uma possibilidade mais concreta para mudar o cenário atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters