EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNÍCIPAIS DE PATOS-PB PROGRAMA IDEA- INFORMAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DE MEIOS SUSTENTÁVEIS



Rafaella de Lucena SALVIANO (CCEA/UEPB - Graduanda) – rafi.lucena@hotmail.com
Roberto de Sousa NASCIMENTO (PPGCS/UFPB – Pós-graduando) – roberto.uni@gmail.com
Rosângela da Silva FIGUEREDO (CCEA/UEPB – Orientadora) - figueredo.rosa@hotmail.com
Ricardo de Sousa NASCIMENTO (IFPB/Picuí - Graduando) - ricardosousapb@gmail.com

Resumo

A Educação Ambiental surge como uma das possíveis estratégias de enfrentamento da crise econômica, cultural e social em que vivemos. Sua perspectiva crítica e emancipatória visa a deflagração de processos nos quais a busca individual e coletiva por mudança, com isso viemos por meio do Projeto de Extensão do Programa Ideia promover a conscientização dos alunos e a práticas da reciclagem dos resíduos orgânicos em algumas escolas do município de Patos - PB, bem como a inserção de professores neste contexto de mudança de hábitos. O projeto foi conduzido no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 por alunos do curso de Bacharelado em Administração e colaboradores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, município de Patos - PB, na mesorregião do Sertão Paraibano. Toda ação foi desenvolvida através de seminários e palestras, bem como a demonstração prática da compostagem de resíduos orgânicos, visando a formação do pensamento crítico dos alunos a respeito da responsabilidade socioambiental. Apesar de ser um desafio para escolas, a educação ambiental deve ser conduzida de forma interdisciplinar que integre a comunidade escolar e extraescolar. Dessa forma, conseguimos conciliar teoria e prática, sendo possível observar, analisar e repensar fatos e situações inerentes ao problema do lixo no meio ambiente.
Palavras-chaves: Educação ambiental; resíduos orgânico; conscientização.

Abstract

Environmental education emerged as one of the possible strategies for dealing with the economic crisis, cultural and social environment in which we live. Its critical and emancipatory aims to trigger processes in which the quest for individual and collective change, with it came through Project extension program Idea promote awareness of students and the practices of recycling organic waste in some schools of the city of Patos - PB, as well as the inclusion of teachers in this context of changing habits. The project was carried out from August 2011 to August 2012 by students of Bachelor in Administration and collaborators from the State University of Paraíba (UEPB), Campus VII, city of Patos - PB, the region Sertão Paraibano. Every action was developed through seminars and lectures as well as practical demonstration of composting organic waste, for the training of students' critical thinking about environmental responsibility. Despite of the fact that it is a school challenge, the environmental education should be developed in an interdisciplinary context that integrates community inside and outside the school. Thereby, can combine theory and practice, being able to observe, analyze and rethink on facts and situations inherent to the problem of trash on environment.
Keywords: Environmental education, organic waste; awareness.

Introdução

O meio ambiente é onde se manifesta a vida em todas as suas formas, e todos os elementos nele existentes, observando assim ainter-relação entre os mesmos e o meio em que vive (FARIAS, 2007). O problema do lixo apresenta riscos para saúde, flora e fauna, Leite (2003) conceitua lixo como todo e qualquer resíduo que aparentemente não tem utilidade e resulta das atividades diárias do homem na sociedade.
Com o aumento da população, consequentemente maiores as quantidades de resíduos gerados, Segundo Pereira Neto (1999), lixo é uma massa heterogênea de resíduos sólidos, resultantes das atividades humanas, os quais podem ser reciclados e parcialmente utilizados, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e economia de energia e de recursos naturais. Neste contexto observamos a importância da conscientização da comunidade escolas e extraescolar sobre a problemática socioambiental do lixo.
A educação ambiental leva a sensibilização que estimula a comunidade a encarar o meio em que vive como parte integrante de suas vidas, ela deve estar inserida em diversas disciplinas educativas e experimentos educativos ao conhecimento e a compreensão do meio ambiente (SOUZA, 2011).
O atual modelo de crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios, pois, por um lado, nunca houve tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental (CAVALCANTI, 1995).
            A reciclagem vem como uma das formas de promover esse desenvolvimento sustentável, pois possui como maiores vantagens à minimização da utilização de fontes naturais e da quantidade de resíduos de tratamento final, como aterramento, ou incineração, além da geração de riquezas, beneficiando a todos, com a redução da quantidade de lixo, melhorando a limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos (GROSSI, 2008).
            A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacidade de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. Neste sentido, a produção do conhecimento deve necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social, incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações alternativas de um novo desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade socioambiental (JACOBI, 2003).
Por isso, surgiu o Projeto de Extensão do Programa Idea, conduzido por alunos do curso de Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, município de Patos - PB, na mesorregião do Sertão Paraibano, com o objetivo de promover a educação ambiental através da conscientização dos alunos e de praticas da reciclagem de resíduos orgânicos, bem como a inserção de professores e alunos sobre a responsabilidade socioambiental e a importância da mudança de hábitos.

Metodologia

            A ação foi conduzida no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 por alunos do curso de administração e colaboradoresda Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, município de Patos - PB, na mesorregião do Sertão Paraibano, caracterizando-se como uma conscientização de natureza qualitativa.
Para a formação do pensamento crítico dos alunos, a respeito do contexto socioambiental, foram realizadosseminários e palestras, sobre a abordagem do tema, bem como uma demonstração prática do mesmo. Promovendo a inserção, de professores e alunos no contexto de mudança de hábitos enfocando os 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), integrando universidade, sociedade e atores públicos.
Na parte teórica foi feito um levantamento das características enfocando o meio ambiente sempre buscando formas de reaproveitar produtos. Mostrando vantagens e importâncias para o presente e o futuro dando um embasamento teórico para pesquisas e estudos na área, com ênfase no papel da escola no processo de formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos.  Contribuindo com a ampliação da visão social, tanto dos participantes como dos colaboradores, trazendo um grande aproveitamento. Gerando assim um melhor preparo e mais compreensão sobre o assunto.
Conscientizando sobre a problemática do lixo e sua devida separação, para facilitar a reciclagem buscando alternativas para a reutilização dos resíduos com o intuito de gerar reflexões individuais ou em grupo sobre a responsabilidade de produção e destino do lixo nas escolas, casa e nos espaços em comum da cidade.
Na parte prática foi produzida uma pilha de compostagem, com intuito de demonstrar como se dá o processo de transformação de resíduos, aproveitando materiais oferecidos pela própria escola. Para a escolha do local de instalação da pilha de compostagem sugerimos que considerassem o fácil acesso, a disponibilidade de água para molhar a pilha, levando em consideração as características do solo (boa drenagem e leve declive). Com a finalidade de evitar a compactação das camadas durante o processo de construção da compostagem, os materiais foram cortados em partículas menores, facilitando a aeração.  À medida que foi formada cada uma das camadas adicionou água diariamente na pilha de compostagem para acelerar as reações microbianas, como também para controlar temperatura e umidade. A cada 15 dias revolveram a pilha para haver uma boa homogeneização do material. Em sua confecção houve o empilhado em camadas sobrepostas em dimensões de 1 m de altura, 2 m de comprimento e 1m de largura. Após o último estado da compostagem, o processo de mineralização da matéria orgânica estava concluído, sendo assim beneficiamos e aplicamos em plantas e hortas da escola, levando em conta as orientações da literatura.
Em termos gerais, essa metodologia de trabalho vem a contribuir com a busca de alternativas para uma contínua reflexãoe ampliação dos conhecimentos sobre a educação ambiental, através do desenvolvimento dessas atividades.

Resultados alcançados

A aplicação desse trabalho foi possível observar, analisar e repensar fatos e situações inerentes ao problema do lixo e meio ambiente, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo propositivo para reduzir a produção de resíduos gerados na escola. Estimulandoos alunos a diminuir essa quantidade de resíduos, promovendo modificações nos padrões de produção e consumo, mostrando que o lixo não é, em absoluto, um conjunto de materiais sólidos sem utilidade. Para Travassos (2006), o papel da escola não se reduz simplesmente a incentivar a coleta seletiva do lixo, em seu território ou em locais públicos, para que seja reciclado posteriormente. Os valores consumistas da população tornam a sociedade uma produtora cada vez maior de lixo. A necessidade que existe é, na verdade, de mudanças de valores e comportamentos. Essas mudanças, segundo Reigota (1994), devem acima de tudo, “levar os indivíduos e os grupos a adquirir o sentido dos valores sociais, um sentimento profundo de interesse pelo meio ambiente e a vontade de contribuir para a sua proteção e qualidade”.
Com o trabalho também foi possível formular opiniões e sugestões dos professores, onde os mesmo destacam alguns pontos para viabilizar a adoção desse modelo para a conscientização sustentável dos alunos:

  • a abordagem teórica do assunto e em seguida uma prática é muito importante, pois diante dos problemas mencionados os alunos fixam melhor o conhecimento e se preocupam em engajar-se, havendo uma melhor conscientização”;
  • iniciativas como essas são fundamentais para os jovens alunos do ensino fundamental construir uma visão crítica nesse contexto da problemática socioambiental”;  
  • A compostagem é um ótimo exemplo para demonstrar soluções viáveis e de fácil entendimento para o destino do lixo, permitindo assim essa prática sejafeita até mesmo em casa”;
Desta forma foi possível esclarecer a necessidade de repensar o nosso modelo de desenvolvimento econômico e criar mecanismos efetivos que disciplinem a geração de bens de consumo, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais incentivando a minimização do desperdício e dos impactos ambientais associados, tendo como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação e desenvolvendo uma consciência ética utilizando a Educação Ambiental nas bases. Ideia reforçada por Carvalho (2004), onde aborda que a educação acontece como parte de uma ação humana de transformar a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos, trazendo-a para o campo da compreensão e das experiências. Além disso, Reigota (1994) destaca que a compreensão mais global sobre o tema, proporciona o intercâmbio de experiências entre professores e alunos e envolver toda a comunidade escolar e extraescolar. Para que isso ocorra o programa a Educação Ambiental nas escolas não deve ser tratada isoladamente ou relacionado apenas com algumas disciplinas e sim de uma forma interdisciplinar praticada no dia-a-dia da escola, para que possa ser levada também para fora da mesma e para o ambiente de cada indivíduo (TRAVASSOS, 2006).

Considerações finais

A educação ambiental é um desafio para qualquer escola, porém com as observações do presente trabalho a mesma deve ser desenvolvida em um contexto interdisciplinar que integre a comunidade escolar e extraescolar, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e práticapara construir uma visão crítica.
              Através da educação ambiental e a conscientização, pode-se entender esse contexto da problemática socioambiental. Sendo possível observar, analisar e repensar os fatos e situações, inerentes ao problema do lixo e meio ambiente, reconhecendo a necessidade de reduzir a produção de resíduos gerados.

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