Embrapa realiza Feira Brasileira para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no semiárido






De 22 a 25 deste mês a cidade de Petrolina-PE realiza a Feira brasileira para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no semiárido tendo como tema referencial: água e produção de alimentos na agricultura familiar e que acontecerá na Embrapa Transferência de Tecnologia, BR 122, km 50 (BR 428, km 148) Petrolina-PE.
No evento, segundo os organizadores, agricultura familiar; desenvolvimento sustentável; produção de alimentos, convivência com o semiárido; integração lavoura-pecuária-floresta(ILPF); pequena irrigação; agroecologia; agroenergia; economia solidária; segurança alimentar; acesso à terra; agroindustrialização e comercialização; educação ambiental e recaatingamento e políticas públicas para agricultura alimentar são temas trabalhados dentro do evento.
Aquela assessoria informou que são esperados 25 mil produtores no evento que acontecerá numa área total de 20 hectares, dividido nos segmentos: Estático (estandes), com 8 hectares; apresentações e demonstrações de campo, com 12 hectares e capacitação com seminários e minicursos, vitrine Tecnológica, atividades com exposições em estandes e demonstrações em campo, capacitações com palestras, minicursos, fórum de debates dentre outros.
Os organizadores são da opinião de que o baixo nível de desenvolvimento econômico e social do semiárido se dá muito mais pela falta de investimento em tecnologias e infraestruturas adequadas ao clima do que por conta do próprio clima, como se pensou durante muito tempo e que hoje, sabe-se que é perfeitamente possível uma agricultura familiar autossuficiente e promotora de desenvolvimento, a partir do uso das tecnologias já existentes de convivência com o semiárido. “E é para fortalecer a agricultura familiar, incluindo-a no processo de desenvolvimento da região semiárida brasileira a partir do uso de tecnologias adequadas ao clima, que a Embrapa realiza mais uma edição do SemiáridoShow, de 22 a 25 de agosto, em Petrolina (PE)”, explica.
Aquela assessoria informa ainda que o evento tem por objetivo levar aos produtores do semiárido as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e outras instituições de P&D, para toda a cadeia produtiva. Inovações tecnológicas que ajudam na convivência com a realidade da seca e no uso mais eficiente e inovador dos recursos locais, mesmo na época de estiagem, fortalecendo a proposta da convivência com o semiárido.
Fonte : Stúdio Rural / Programa Universo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters