O que fazer com pilhas e baterias usadas?


O CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, aprovou e publicou em 22/07/1999, a Resolução de Nº 257, complementada pela de Nº 263 de 12/11/1999, que disciplina o gerenciamento de Pilhas e Baterias em todo o território nacional.

Esta Resolução estabelece no seu Artigo 1º, que as pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos deverão, após o seu esgotamento energético, ser entregue pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de Assistência Técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para que estes repassem aos fabricantes ou importadores, para que sejam adotados por estes últimos ou por terceiros, procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequada.

O texto apresenta ainda, as definições dos diversos tipos de pilhas e baterias abrangidas pela Resolução e, nos seus Artigos 5º e 6º estão estipulados limites de concentração dos elementos chumbo, cádmio e mercúrio, que deverão ser atendidos pelos fabricantes ou importadores, para as pilhas do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês (que são as pilhas comuns, utilizadas em lanternas, rádios, brinquedos, gravadores, etc.).

No Artigo 13º está previsto que as pilhas e baterias, que atenderem aos limites previstos no Artigo 6º, poderão ser dispostas juntamente com os resíduos domiciliares, em aterros sanitários licenciados. Os fabricantes e importadores deverão identificar os produtos que estão de acordo com os limites impostos, e que podem ser dispostos junto com os resíduos domiciliares, através da colocação nas embalagens e, quando couber, nos produtos, simbolos que permitam ao usuário distingui-los dos demais tipos de pilhas e baterias comercializados.

Um comentário:

  1. ã... assim ó!
    eu acho qe nem tem solução, mas cada um, cada um ... vo fala o qe eu acho qe é mais adequado!
    se você enterrar no seu quintal pode poluir o solo causando grandes problemas, mas vá lá ...
    eu naum faria, até porqe qem cuida disso lá em casa é minha mãe'
    mas minha amiga Michelage falo qe era isso qe se fazia ...
    pegue suas pilhas e baterias coloqe-as em embalagens plásticas e depois em uma caixa, faça um buraco bem fundo no seu quintal de mais ou menos 1,5 metros, depois coloqe a caixa com as baterias no buraco e cubra de terra ...
    depois de meses poderá plantar novas plantas sobre este solo!
    Espero qe tenham gostado e qe agora saibam o qe fazer com suas baterias,
    se quiser me adicione no msn (naum passo para desconhecidos)
    amo todos, beijinhos :*

    ResponderExcluir

free counters