Faça xixi durante seu banho e economize água




Uma ONG ambientalista brasileira está lançando uma campanha no mínimo inusitada. Para reduzir o desperdício de água, eles encorajam as pessoas a fazerem xixi durante o banho.
Pelas contas da SOS Mata Atlântica, dá para economizar em média 12 litros de água diários (o equivalente a uma descarga) ao adotar essa prática.
Claro, se levarmos em conta que o banho demore um minuto a mais, com um tempo extra para o xixi, e o chuveiro ficar ligado nesse período, lá se vão cerca de 9 litros de água a mais pelo ralo. Resultado final: economia de 3 litros.
Isso, entretanto, nem é tão importante. “O que a gente quer é provocar, é mexer com a consciência das pessoas”, afirma Malu Ribeiro, coordenadora da rede das águas da SOS Mata Atlântica.
A campanha tem um site, www.xixinobanho.org.br, em que podem ser encontrados muitos dados a respeito do desperdício de água. E, segundo Ribeiro, a resposta das pessoas tem se dado principalmente via internet, levando em conta o lado humorístico da campanha. “Essa reação inicial das pessoas, ‘mas isso não é nojento?’, está sendo muito bacana”, diz.
O lado publicitário da campanha foi planejado pela agência F/Nazca e tem como “garoto-propaganda” um sapo. “Usamos o sapo porque ele é um bicho que só consegue viver onde tem água limpa. Se a água está contaminada, ele morre”, afirma Ribeiro.
A escolha mostra também a preocupação da ONG em não causar um problema de saúde pública. “A gente fez todas as perguntas possíveis aos especialistas, para ter a certeza de que não estaríamos expondo as pessoas a nenhum risco.”


fonte: G1

2 comentários:

  1. A idéia é boa e ao mesmo tempo nojenta.
    Tento fazer de tudo para não influenciar tanto no desperdicio de água, mas é muito difícil.

    ResponderExcluir
  2. É uma boa idéia, mas um pouco difícil de imaginar que as pessoas se conscientizariam. Acredito que exista idéias mais fáceis de se conseguir adesão pelas pessoas. Mas o importante é tentar.

    ResponderExcluir

free counters