S.O.S. Amazônia


Ultimamente estamos vivenciando um quadro crítico referente a nossa Amazônia, isso todo mundo já sabe, mas desde a chegada do novo milênio até agora, foi desmatado mais de 150 mil Km² de floresta, área equivalente ao estado do Ceará. (Fonte: Brasil de Fato). Isso deve-se ao fato da expansão sem controle da agricultura e pecuária na região, extração de madeira, construção e pavimentação de estradas e outros motivos.
Para complicar mais a situação a nossa floresta, foi aprovado no senado - autoria Flexa Ribeiro, um projeto de lei autorizando a derrubada de 50% de mata nativa de propriedades privadas.
Outras ameaças a nossa floresta foram:
- Medida provisória nº 422/08, Legalização as terras griladas que têm até 1500 ha
- Proposta de ementa constitucional nº 49/06, reduz a faixa de fronteira para 50 km
- Decretos legislativo n° 44/07 e 326/07, dificulta titulação de terras quilombolas, onde sofrem dificuldades burocráticas na legalização de suas terras, ainda grandes latifundiários, mineradores e produtores de soja da região querem tomar as posses dos mesmo, alegando mau uso de suas terras e negligência.
Aonde vamos parar, o circo se fecha e cada vez mais se não começarmos a nos mobilizar mais ainda. Deveria se tomadas algumas medidas de maior eficiência, ações objetivas, como ampliar o numero de projetos e bolsas de estudos envolvendo estudantes de todos os níveis, estratégias não-tradicionais, algo que estimulem os jovens ainda mais a proteger nosso maior patrimônio.

Att, Roberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters