MAE Movimento Agroecológico - CCA/UFPB



O Centro de Ciências Agrárias (CCA) localiza-se no antigo Engenho Várzea, na cidade de Areia, Região do Brejo Paraibano, a uma altitude de 618m. O clima é tropical úmido, com estação chuvosa no período de outono-inverno, apresentando temperatura média de 23º C, umidade relativa média de 80% e uma precipitação média anual de 1.400 mm.
Além das belas paisagens, a cidade de Areia apresenta um passado que a destaca pela sua participação na política, na educação e nas artes. Ofereceu à Paraíba e ao Brasil filhos ilustres como o pintor Pedro Américo e o ministro José Américo de Almeida.
Desde o século passado, Areia se destaca no setor educacional e cultural, com a criação da primeira escola pública do estado em 1822, e a construção do Teatro Minerva, em 1859, primeiro teatro do Estado da Paraíba. A história de Areia está registrada nos Museus "Casa de Pedro Américo", "Museu Regional", "Museu da Rapadura" e na arquitetura de seus casarões.
A cidade de Areia está bem situada em relação aos principais centros urbanos do Estado, João Pessoa (Capital) e Campina Grande (a maior cidade do interior). A cidade tem uma população de aproximadamente 18.000 habitantes e dispõe de uma boa infra-estrutura, como estradas, meios de comunicação, escolas, bancos, e hotel. O Campus Universitário fica a uma distância de 3 km do centro da cidade.
O Centro de Ciências Agrárias da UFPB foi criado no dia 12 de março de 1934, através do Decreto Estadual nº 478 e federalizado no ano de 1951, sendo inicialmente denominado Escola de Agronomia da Paraíba, depois Escola de Agronomia do Nordeste constituindo-se contituindo-se na primeira instituição de nível superior da Paraíba.
O Movimento Agroecológico (MAE) foi fundado no dia 28 de setembro de 1993, por professores e alunos do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, aonde vem desenvolvendo trabalhos de conscientização sobre a importância da agricultura sustentável através de discussões, palestras, cursos, trabalhos com os calouros, integração com a comunidade, troca de experiências entre agricultores, estudantes e professores, entre outros.
Em 1999, o MAE retornou às suas atividades com um grupo de alunos dos cursos de agronomia e zootecnia onde realizaram várias atividades dentro do enfoque educação agroecológica com palestras, práticas de campo, cursos e participação em eventos e atividades de sindicatos e ONG´s. Atualmente, o MAE é composto por um grupo de estudantes que realizam eventos, seminários, cursos e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável através da agro-ecologia e agricultura familiar.Dentre as realizações encontram-se a ECOGincana e o Estágio Interdisciplinar de Vivência.
A ECOGincana foi um evento idealizado e realizado pelo Movimento Agro-ecológico (MAE) todos os anos.É uma proposta de recepção aos novos estudantes (os “FERAS”), dos cursos de Agronomia e Zootecnia do CCA/UFPB, em substituição ao Trote Tradicional violento, pelo Trote Ecológico Solidário e cidadão. Promovendo momentos de lazer e aventura, gerando consciência ecológica e integração entre a comunidade universitária com a comunidade areiense.Como reconhecimento da eficácia da metodologia adotada pelos movimentos estudantis do CCA/UFPB, o MAE ganhou o Prêmio ELO Cidadão – no IX Encontro de Extensão Rural da UFPB, em João Pessoa-PB.
O Estágio Interdisciplinar de Vivência (EIV) é uma iniciativa proposta pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), realizada pelo Diretório Acadêmico de Agronomia, em parceria com o Movimento Agroecológico. Tem como objetivo, proporcionar aos estudantes entender o contexto da agricultura familiar, através da convivência com as comunidades, seja em Assentamentos Rurais, Comunidades Tradicionais, Comunidades Indígenas, dentre outras.O EIV conta com a parceria do Governo Federal, ONG´s, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, instituições de ensino e pesquisa.
Atualmente o MAE também conta com a participação de alguns estudantes do curso de Ciencias Biológicas, também preocupados com novas maneiras de se produzir sem agredir o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters